projeto de publicação de textos, traduções e imagens de interesse de poucas mas boas pessoas que colaboram para valorizar a cultura em todas as suas diferentes manifestações - Unterstützung für das Projekt zur Veröffentlichung von Texten, Übersetzungen und Bildern, die sich an einige interessierten Leuten richten, die damit arbeiten, die Kultur in allen ihren Ebenen zu verbessern
domingo, 29 de dezembro de 2013
Renato Andrade - Siriema no Campo
Renato Andrade (Abaeté, 28/8/1932 — 30/12/2005) foi um músico compositor e instrumentista brasileiro. É considerado um dos maiores mestres da viola caipira instrumental.
Por influência familiar, Renato foi ainda jovem para Belo Horizonte estudar violino. Mais tarde, de volta à sua terra natal, apaixonou-se pelo som da viola caipira e dedicou-se completamente ao instrumento. Tornou-se um virtuoso que mesclava o erudito ao popular e introduziu a viola caipira nas salas de concerto. O primeiro trabalho solo, "A Fantástica Viola de Renato Andrade", foi lançado em 1977. Aparece ao lado de músicos como Almir Sater, Chico Lobo, Ivan Vilela e Pereira da Viola. Em 1972, teve participação importante no disco "Piano e Viola", de Taiguara.
Costumava brincar, dizendo:
“Viola é como mortadela. Todo mundo gosta, mas tem vergonha de comer na frente dos outros.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário